PLANO DE AULA


Atividade de leitura e escrita baseada na música: A raposa e as uvas (Reginaldo Rossi)

Público alvo: Educação de Jovens e Adultos – Módulo III
Perfil da turma: Maioria dos estudantes no estágio alfabético da aquisição da escrita, com alguma experiência na produção de texto e no uso do computador
Tempo estimado: duas ou três aulas
Recursos: Papel, aparelho de som, quadro, computador e data show


1º passo: Apresentar o título do texto e instigar a turma a expressar opiniões sobre o que sugere o título.

2º passo: Apresentar o texto e solicitar a leitura, participando do processo, se necessário; explicar que o texto trata da letra de uma  música (caso nenhum estudante reconheça); executar ou propor à turma cantar a música.

3º passo: Interpretação do texto: discutir as idéias explícitas e implícitas; relacionar o texto com as idéias expostas no 1º passo; explicar que o título faz uma analogia com a fábula “A Raposa e as Uvas;  apresentar a fábula; discutir com o grupo a relação da musica com a fábula

4º passo: Ressaltar aspectos que a música traz com  relação às “coisas antigas” que não mais existem; relacionar com o contexto atual, instigando os alunos a pensarem e e exporem suas idéias, com questões como:
·         O que nós podemos acrescentar ao texto, nos reportando às coisas da nossa infância ou mocidade que não existem mais (moda, lugares, comidas, músicas, programas de TV ou rádio, histórias, valores, hábitos...)
·         Registrar no quadro a fala dos alunos
·         Fazer a leitura, classificar de acordo com as características comuns: comida, lugares, objetos, roupas e etc...

5º passo: Fazer a releitura do texto transformando a música em prosa; propor o registro de alguns aspectos interessantes através da escrita ou desenhos; atividades artísticas (desenhos, colagens, pesquisas) que favoreçam a ampliação do conhecimento sobre o tema;
6º passo: Pesquisar no computador: imagens que representem a música, diferentes versões da fábula a raposa e as uvas, a biografia do cantor e do compositor da música, bem como outras músicas do cantor; imagens que retratem modas e costumes de épocas passadas e da atualidade.

7º passo: Organizar grupos para montar um trabalho em Power Point com o material pesquisado e apresentar para os colegas da turma

Algumas considerações  com relação à atividade:
·         Permite refletir conhecimentos prévios; a exposição de diferentes pontos de vista;
·         Contempla a oralidade, a  leitura e a escrita;
·         Respeita ao contexto sócio-cultural do aluno;
·         Favorece o resgate e a  valorização da memória pessoal e coletiva, valorizando a identidade cultural;
·         Contribui para a introdução ou aprofundamento de outros temas e/ou conteúdos de diferentes componentes curriculares: fatos históricos oficiais ou não (mitos, boatos e crendices) ocorridos no espaço/tempo relativo à faixa etária dos estudantes; a cultura e a contra-cultura presente na linguagem musical na atualidade; atividades específicas de apropriação do código escrito; gêneros textuais: fábulas, poesias, letras de músicas; ampliação do vocabulário;

Abaixo, letra da música A Raposa e as Uvas:

A Raposa e as Uvas (Reginaldo Rossi)

Lembro com muita saudade daquele bailinho,
 quando a gente dançava bem agarradinho
Onde a gente ia mesmo é prá se abraçar.

Você com laquê no cabelo e um vestido rodado
E aquelas anáguas com tantos babados,
Qu e você se sentava só prá me mostrar

E tudo o que a gente transava eram três, quatro cubas
Eu era a raposa e você as uvas,
Eu sempre querendo
Teu beijo roubar.

E por mais que você se esquivasse
Eu tinha certeza que no fim do baile, na minha lambreta
Aquele broto ia me abraçar

Quando a orquestra tocava "Besame mucho"
Eu lhe apertava e olhava o seu busto
Dentro do corpete,  querendo pular.

Eu todo cheiroso à"lancaster" e você à "chanel"
Eu era menino, mas fazia o papel
Do homem terrível só prá lhe agradar

Contente prá casa eu ia te levar,

E ao chegar em tua casa, em frente ao portão
Um beijo, um abraço, minha mão, tua mão,
Com medo que o velho pudesse acordar

A pílula já existia, mas nem se falava,
Pois dos muitos conselhos que tua mãe te dava
Tinha um que dizia: "só pode depois que casar"

A seguir,  uma versão da fábula A raposa  e as uvas:

A raposa e as uvas
 
Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.
Moral: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário